BRASIL, 100 ANOS DE RÁDIO: Imagens que marcaram história dos anos dourados do rádio joinvilense
-
Foto do livro Memórias de um repórter joinvilense/2018 - Toninho Neves, Luiz Veríssimo, Tusi Helena, Fernando Pinto Júnior, Ismael Pepper, Osni Martins, Ari Lazzari, Ary Silveira de Souza, entre outros , ao fundo o Palácio da Alvorada
As comemorações dos 100 anos da chegada do rádio no Brasil lembram a história da radiodifusão em Joinville iniciada com a Rádio Difusora, em 1º de fevereiro de 1941.
Com o início de postagens de imagens retratando acontecimentos históricos, relacionados com a radiodifusão e dos profissionais que protagonizaram os anos dourados do rádio, JI Online (Jornal dos Bairros de Joinville) abre espaço para registrar parte da história dos 81 anos do rádio joinvilense.
Jornalistas e radialistas de Joinville em Brasília - Para conhecer a forma de elaboração da nova Constituição, um grupo formado por cerca de 15 jornalistas e radialistas de Joinville esteve em Brasília, em julho de 1987. Na época, o anteprojeto da Constituição de 1988 estava na Comissão de Sistematização, presidida pelo senador Afonso Arinos, com relatoria do deputado Bernardo Cabral.
O grupo visitou Brasília a convite do deputado federal Luiz Henrique da Silveira, então líder do PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro - em viagem organizada pelo jornalista Luiz Carlos Carvalho.
Na capital da República os comunicadores tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia Constituinte, instalações da Câmara dos Deputados, Senado Federal e conheceram alguns pontos turísticos de Brasília como o Catetinho, Torre de TV, Memorial JK, entre outros.
Catetinho
O Catetinho foi à primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek no novo Distrito Federal na época da construção da nova capital do país, Brasília. Projeto de Oscar Niemeyer, foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956, é um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como "Palácio de Tábuas".
Torre de TV
Projetada por Lúcio Costa inspirado pela Torre Eiffel de Paris, a Torre de TV é um dos poucos edifícios importantes de Brasília que não são uma criação de Oscar Niemeyer. É a estrutura mais alta do Distrito Federal e já foi a estrutura mais alta do Brasil do ano da sua inauguração, 1967, até 1986, sendo atualmente a quinta mais alta - é menor apenas que o Observatório de Torre Alta da Amazônia, as duas torres da linha de transmissão de energia Tucuruí-Manaus-Macapá, sobre o Rio Amazonas, e a Torre da Rádio Gaúcha, em Guaíba.
Memorial JK
O Memorial JK é um museu inaugurado em 12 de setembro de 1981, com projeto assinado por Oscar Niemeyer a pedido da primeira-dama D. Sarah Kubitschek, em homenagem ao ex-presidente e fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek.
Integraram o grupo: Toninho Neves, Luiz Veríssimo, Tusi Helena, Fernando Pinto Júnior, Ismael Pepper, Osni Martins, Ari Lazzari, Ary Silveira de Souza, entre outros - ao fundo o Palácio da Alvorada - Foto do livro Memórias de um repórter joinvilense/2018.

Deixe seu comentário