BRASIL, 100 ANOS DE RÁDIO

BRASIL, 100 ANOS DE RÁDIO: Imagens que marcaram história dos anos dourados do rádio joinvilense

  • Arquivo pessoal do autor -

Da redação Ary Silveira de Souza - 10/11/2022 - Cantor joinvilense foi sucesso nacional. Reinold Correia de Oliveira, conhecido como Nuno Roland, nasceu em Joinville, no dia 1º de março de 1913. Foi um dos grandes cantores da época de ouro do rádio brasileiro. Iniciou sua carreira artística em 1931 como cantor em uma cassino de Passo Fundo (RS). Durante sau passagem pelo Rio Grande do Sul, conheceu Lupicínio Rodrigues, de quem se tornou amigo.

Em 1934, seguiu para São Paulo onde fez grande sucesso na Rádio Record e depois na Rádio Educadora Paulista. Foi em São Paulo que adotou o nome artístico de Nuno Roland. Em 1936 mudou-se para Rio de Janeiro onde assinou contrato com a Rádio Nacional. Estreou na inauguração da emissora em setembro daquele ano.

Interpretando a marcha Pirata da Perna de Pau, Nuno Roland alcançou grande sucesso no carnaval de 1947. A marcha continuou a ser cantada por mais de 30 anos nos carnavais de salão em todo país. O cantor joinvilense morreu em 20 de setembro de 1975, aos 62 anos, no Rio de Janeiro.

Foto: Autografada e com dedicatória do cantor: "Ao amigo Silveira de Souza, com um abraço". Curiosidade: Era uma noite de sábado dos anos 60, eu estava transmitindo um baile do Clube Joinville pela Rádio Difusora, quando apareceu diante de mim um cidadão que se identificou como sendo Nuno Roland. Pelo seu sucesso, especialmente por ser intérprete da marcha carnavalesca  Pirata da Perna de Pau, que continuava a ser cantada nos salões, eu conhecia de nome.

Não contive a vontade de compartilhar minha surpresa com os ouvintes da emissora. Em entrevistas com Nuno Roland a cada parada da orquestra, o cantor falou do amor à sua cidade natal e do seu sucesso no rádio.Fica a sugestão para cidade homenagear a memória do cantor joinvilense com a denominação de praça, rua ou outro espaço público.

A foto faz parte de meu arquivo pessoal, as informações são resultado de pesquisa e parte das lembranças que permanecem em minha memória.


Prefeito Adriano Silva realiza reunião com vice-governadora eleita Marilisa Boehm Anterior

Prefeito Adriano Silva realiza reunião com vice-governadora eleita Marilisa Boehm

Feirão Limpa Nome Joinville no O Farol, de 21 a 23 de novembro Próximo

Feirão Limpa Nome Joinville no O Farol, de 21 a 23 de novembro

Deixe seu comentário