BRASIL,100 ANOS DE RÁDIO

BRASIL,100 ANOS DE RÁDIO: Imagens que marcaram a história dos anos dourados do rádio joinvilense

Ex- senador Carlos Gomes de Oliveira, Cidadão Honorário de Joinville

Nosso "eterno senador"está ao lado do repórter José Eli Francisco (Rádio Cultura de Joinville) após receber o título de Cidadão Honorário de Joinville, em 1986, outorgado pela Câmara Municipal. Foto e informações do radialista e jornalista José Eli Francisco.

As informações a seguir foram extraídas do livro INTEGRAÇÃO - Estudos Sociais e Históricos  - Joinville, de Carlos Gomes de Oliveira, publicado em 1984. "Carlos Gomes de Oliveira, depois de fazer o curso primário em Joinville e o secundário em no Colégio Catarinense, em Forianópolis, foi para São Paulo e fez ali, o curso de Direito, na Faculdade do Largo São Francisco.

Retornando à sua cidade natal, iniciou-se na advocacia, em 1919, o que lhe permitiu escrever o eu primeiro livro - SOCIEDADES IRREGULARES - trabalho inédito m nossa literatura jurídica - em 1924. Em 1922, a política o envolveu.

Organizou e dirigiu o antigo Departamento das Municipalidades e a Consultoria Jurídica do Estado. Foi presidente do Instituto Nacional do Mate, membro do Poder Legislativo em Joinville, Deputado Estadual, Federal, Senador da República.

Ocupando a Presidência do Senado, em 1955, presidiu a maior solenidade política dos últimos tempos, a posse de Juscelino Kubischek de Oliveira, na presidência da República, tomando-lhe o compromisso constitucional

Estudante ainda, iniciou-se no jornalismo da sua terra, e escreveu, com frequência, artigos de colaboração nos jornais do Estado.

Proferiu conferências e palestras em oportunidades várias, além de umas centenas de discursos, sobretudo no Congresso Nacional e em Assembleias Internacionais.

Lecionou Direito na Faculdade de Florianópolis, e Sociologia no Colégio Coração de Jesus, também na Capital do Estado.

Foi membro das Academias de Letras de Joinville e de Santa Catarina e, igualmente, do Instituto Histórico e Geográfico, também de Santa Catarina". Pesquisa do jornalista Ary Silveira de Souza, em 11/10/2022.

Projeto da Udesc Joinville promoverá concurso de games Anterior

Projeto da Udesc Joinville promoverá concurso de games

ALESC: CPI do Aborto define membros e adota caráter sigiloso Próximo

ALESC: CPI do Aborto define membros e adota caráter sigiloso

Deixe seu comentário