Audiência pública apresenta nova linha de distribuição de energia para a região Sul de Joinville

  • Foto: Internet / Divulgação -

Com investimento de R$ 35 milhões, projeto da Celesc em parceria com a Prefeitura visa ampliar a segurança e a confiabilidade do fornecimento elétrico em Joinville e Guaramirim

Nesta terça-feira (24), às 19h, será realizada uma audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da nova Linha de Distribuição Joinville Sul RB. O evento, promovido pela Celesc em parceria com a Prefeitura de Joinville, acontecerá na Escola Nove de Março, no bairro Itinga, e será aberto à comunidade.

Com um investimento estimado em R$ 35 milhões, o empreendimento prevê a implantação de 15,1 km de extensão em rede elétrica, conectando-se à futura subestação SE Joinville Sul RB, da Neoenergia. A nova linha será composta por 77 estruturas monotubulares e cruzará áreas dos municípios de Joinville e Guaramirim.

Segundo Wagner Vogel, gerente regional da Celesc em Joinville, o projeto representa um avanço fundamental para o sistema elétrico local.

“Esse é um projeto estruturante que prepara Joinville para crescer com estabilidade no fornecimento de energia. A ampliação da rede vai permitir atender novas cargas com mais segurança, além de reduzir riscos de sobrecarga em regiões estratégicas da cidade. É um investimento que impacta diretamente o dia a dia das pessoas, seja no comércio, na indústria ou dentro de casa”, afirma.

A nova linha permitirá redistribuir cargas atualmente atendidas pelas subestações Joinville Norte e Joinville Eletrosul, aliviando a pressão sobre essas estruturas e melhorando o desempenho geral do fornecimento de energia tanto em Joinville quanto em municípios vizinhos.

O projeto já possui a Licença Ambiental de Instalação nº 926/2025, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e agora entra na fase de apresentação pública, exigida para empreendimentos com potencial impacto urbano. O Estudo de Impacto de Vizinhança está disponível para consulta no site da Prefeitura.

A audiência pública será uma oportunidade para a população conhecer os detalhes do projeto, esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões. A participação da comunidade é essencial para garantir uma implantação mais transparente, sustentável e integrada às necessidades locais.

Trump reafirma cessar-fogo após Israel e Irã trocarem ataques Anterior

Trump reafirma cessar-fogo após Israel e Irã trocarem ataques

Mais de 60 famílias de Joinville recebem matrículas de seus imóveis após anos de espera Próximo

Mais de 60 famílias de Joinville recebem matrículas de seus imóveis após anos de espera

Deixe seu comentário