logo RCN

Seis municípios se unem para planejar o futuro da Baía Babitonga

  • Foto: Divulgação / Semae -

Iniciativa da Semae em parceria com a Udesc pretende orientar o desenvolvimento sustentável de seis municípios do litoral norte catarinense

Na próxima quinta-feira (10), Joinville será palco do lançamento do projeto Mapeamento dos Usos da Baía da Babitonga, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), em parceria com o Grupo de Gestão, Ecologia e Tecnologia Marinha (GTMar) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento ocorre às 14h, no auditório da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), com a presença de autoridades, pesquisadores e representantes da comunidade regional.

O projeto tem como foco o diagnóstico detalhado do uso do solo na Baía da Babitonga e em seu entorno, abrangendo os municípios de Itapoá, Garuva, Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. O objetivo é promover uma gestão ambiental eficaz, aliada ao desenvolvimento territorial sustentável da região.

“O mapeamento busca combinar participação comunitária, geoprocessamento e análise técnica para entender os impactos ambientais e orientar políticas públicas mais eficientes”, explicou Emerson Stein, secretário estadual do Meio Ambiente e da Economia Verde. A iniciativa, segundo ele, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o ODS 14 (Vida na Água).

Com duração prevista de 13 meses, o estudo inclui atividades como revisão da legislação ambiental, entrevistas com representantes municipais, oficinas participativas com diferentes setores da sociedade e uso de tecnologias avançadas de geoprocessamento e mineração de dados.

Para o coordenador do projeto, professor Eduardo Gentil, da Udesc, a proposta vai além da Baía da Babitonga. “Queremos desenvolver um modelo replicável que possa orientar outros territórios a equilibrar desenvolvimento econômico com a conservação dos recursos naturais”, destacou.

O evento de lançamento é gratuito e aberto ao público, com 90 vagas disponíveis por ordem de inscrição. Interessados podem garantir sua participação pelo site da Semae ou diretamente no local, conforme disponibilidade.


O quê: Lançamento do projeto Mapeamento dos Usos da Baía da Babitonga

Quando: Quinta-feira (10), às 14h

Onde: Auditório da Amunesc – Joinville

Inscrições: Gratuitas, via site da Semae ou no local (sujeito à lotação)

Milhares de indígenas marcham em Brasília em defesa de seus direitos Anterior

Milhares de indígenas marcham em Brasília em defesa de seus direitos

Educação de Joinville bate recordes históricos no IDEM 2024 Próximo

Educação de Joinville bate recordes históricos no IDEM 2024

Deixe seu comentário