Santa Catarina se despede da onda de frio com previsão de aquecimento a partir desta quarta-feira

  • Foto: Fabio Maciel/Porteira Adentro -

Após dias de temperaturas negativas e paisagens congeladas, termômetros devem subir para até 24°C no final da semana

Os catarinenses podem finalmente se preparar para um alívio nas baixas temperaturas que congelaram a região nos últimos dias. A onda de frio, responsável por derrubar os termômetros e deixar paisagens cobertas de geada, deve começar a se dissipar a partir da tarde desta quarta-feira, 28 de agosto. As informações são da Epagri/Ciram, que prevê um aumento gradual das temperaturas ao longo da semana.

Na quinta-feira (29), e na sexta-feira (30), o aquecimento será mais evidente, com as temperaturas alcançando entre 23°C e 24°C em diversas regiões do Estado. A Grande Florianópolis, embora mais nublada, especialmente na sexta-feira, também sentirá esse aquecimento. A mudança nos ventos, que nos últimos dias sopravam do Sul trazendo o ar frio, será decisiva para a elevação das temperaturas, já que a partir de quinta-feira os ventos passarão a soprar de Norte e Nordeste.

Apesar dessa melhora, o frio ainda não se despede por completo. Segundo a Epagri/Ciram, Santa Catarina ainda poderá enfrentar algumas massas de ar frio durante o mês de setembro, principalmente durante as noites e madrugadas. A previsão é de um ou dois dias mais gelados, intercalados com períodos de temperaturas mais amenas.

Além disso, o mês de setembro deve ser marcado por um clima mais seco devido à presença do fenômeno La Niña, ainda que em sua forma mais fraca. No dia 22 de setembro, a primavera dará início no Hemisfério Sul, trazendo consigo a expectativa de uma transição gradual para um clima mais ameno.


Manhãs congeladas na Serra Catarinense

A onda de frio que atingiu Santa Catarina nos últimos dias fez com que pelo menos 24 cidades registrassem temperaturas abaixo de 0°C na manhã de terça-feira, 27 de agosto. Urupema, na Serra catarinense, registrou a temperatura mais baixa do Estado, com -4,63°C, segundo o painel da Epagri/Ciram.

Outras cidades da Serra também enfrentaram frio intenso, com Bom Jardim da Serra marcando -4,36°C por volta das 6h da manhã. Em Otacílio Costa e São Joaquim, as mínimas ficaram próximas dos -3°C, enquanto em Ponta Alta do Norte, os termômetros chegaram a -3,72°C. Em outras partes do Estado, as temperaturas variaram entre -2°C e 0°C, resultando em um cenário típico de inverno rigoroso.

Situação de emergência por incêndio florestal cresceu 354% em agosto Anterior

Situação de emergência por incêndio florestal cresceu 354% em agosto

Festa de cultura italiana comemora 150 anos de imigração Próximo

Festa de cultura italiana comemora 150 anos de imigração

Deixe seu comentário