Novo alerta de onda de calor atinge Sul, Oeste e Serra de Santa Catarina
-
Foto: Roberto Zacarias / SECOM -
Temperaturas podem ficar 5°C acima da média entre segunda e quarta-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (21) um novo alerta de onda de calor para as regiões Sul, Oeste e Serra de Santa Catarina. O aviso, classificado como de "perigo potencial" (nível amarelo), começa a valer a partir das 11h da próxima segunda-feira (24) e se estende até as 17h de quarta-feira (26).
Segundo o Inmet, a previsão é que as temperaturas fiquem até 5°C acima da média por um período de dois a três dias. O risco à saúde é considerado "leve", mas especialistas recomendam hidratação constante e evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia.
Recordes recentes de calor
Santa Catarina já enfrentou uma onda de calor neste mês de fevereiro. No dia 11, Meleiro, no Sul do estado, registrou 41°C, sendo uma das temperaturas mais altas do ano. Em Gravatal, os termômetros marcaram 39,5°C na mesma data.
De acordo com a Epagri/Ciram, o fim de semana que antecede o alerta (22 e 23 de fevereiro) será de sol entre nuvens, com temperaturas elevadas em todo o estado. O calor deve se intensificar no domingo (23) e atingir seu pico na terça-feira (25), quando são esperadas máximas de 38°C.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define uma onda de calor como um período de pelo menos cinco dias consecutivos em que as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal. Essas condições devem abranger uma região ampla e não apenas uma localidade isolada.

Deixe seu comentário