logo RCN

Joinville conquista espaço entre os principais roteiros de observação de aves do Brasil

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Cidade catarinense divulga sua biodiversidade e estrutura para o birdwatching no maior evento do setor da América Latina, em São Paulo

Com quase 500 espécies de aves catalogadas, Joinville está entre os principais destinos do Brasil para a prática do birdwatching. Entre os dias 16 e 18 de maio, a cidade participa do Avistar 2025 – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, o maior evento do gênero na América Latina, realizado no Jardim Botânico da capital paulista.

Com estande próprio, a participação joinvilense é liderada pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville e pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau. O objetivo é promover a cidade como destino turístico de natureza, destacando sua rica biodiversidade, que se estende da Serra do Mar à Baía Babitonga, abrangendo biomas como Mata Atlântica, manguezais e áreas urbanas arborizadas.

Entre os principais pontos de observação de aves em Joinville estão o Parque Caieira, Morro do Boa Vista, Espinheiros, ETE do Jarivatuba, Piraí e a Serra Dona Francisca. A infraestrutura da cidade e a variedade de ambientes têm atraído tanto observadores amadores quanto pesquisadores e fotógrafos especializados.

“A nossa cidade tem um patrimônio natural valioso. Queremos mostrar que, além da indústria e da cultura, somos também um destino para quem valoriza a natureza, a fotografia e a contemplação”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth. “A observação de aves é uma forma de turismo que preserva, educa e movimenta a economia de forma responsável.”

No domingo (18), durante o 18º Encontro Brasileiro de Observação de Aves, o Clube de Observadores de Aves de Joinville (COA) fará uma apresentação especial, destacando as espécies avistadas e fotografadas na cidade, além dos principais pontos de observação e a infraestrutura disponível para receber visitantes.

Joinville já é referência no segmento e lidera o ranking estadual de cidades com maior diversidade de espécies registradas. Segundo o portal Visite Joinville, são mais de 488 espécies catalogadas. No último fim de semana, 30 participantes do Global Big Day 2025 — evento internacional voltado à observação e registro de aves — catalogaram 297 espécies em diferentes regiões do município.

Entre os registros raros estão a coruja-preta, maria-catarinense, saracura-lisa, assanhadinho, paturi-preta, bicudinho-do-brejo e o mergulhão-de-orelha-branca. Os observadores usaram binóculos, percorreram trilhas e dividiram-se em grupos para cobrir o máximo de áreas possíveis em 24 horas.

“A presença no Avistar é uma oportunidade estratégica para divulgar a riqueza da biodiversidade de Joinville e atrair especialmente o turista internacional, que já tem esse tipo de turismo mais consolidado”, destaca Giuliano Rodrigo de Mello, presidente do Joinville Convention.

Joinville respira cultura com teatro, tradição japonesa e museus em maio Anterior

Joinville respira cultura com teatro, tradição japonesa e museus em maio

Promotora detalha esquema de fraudes em aposentadorias no DF em 2018 Próximo

Promotora detalha esquema de fraudes em aposentadorias no DF em 2018

Deixe seu comentário