Joinville Matsuri 2025 reúne 35 mil pessoas em celebração vibrante da cultura japonesa

  • Fotos: Henrique Kotaka -

Festival da cultura e gastronomia japonesa consolida sucesso, com shows, cosplays, oficinas e solidariedade em três dias no Expocentro

O final de semana ensolarado reforçou o convite para o público prestigiar o Joinville Matsuri 2025, festival da cultura e gastronomia japonesa que ocorreu na sexta-feira, sábado e domingo (16 a 18), no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Após a estreia de sucesso, em 2024, a segunda edição do Joinville Matsuri recebeu 35 mil visitantes e comprovou que conquistou definitivamente o seu espaço no calendário de eventos da cidade. 

De acordo com Takao Sato, CEO da Tasa Eventos, empresa organizadora do evento, o Joinville Matsuri 2025 inovou em sua programação com artistas inéditos e reconhecidos internacionalmente. A área de experiências teve intensa participação do público, assim como a gastronomia encantou com novas opções de pratos da autêntica gastronomia japonesa. 

Outro ponto de destaque, do Joinville Matsuri 2025 foi fazer parte da programação oficial dos 130 Anos de Amizade Brasil Japão, com a chancela do Consulado Geral do Japão em Curitiba. As relações diplomáticas entre os dois países foram estabelecidas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

“A gente via as pessoas com sorriso estampado no rosto, assistindo às apresentações, vivenciando a cultura japonesa nas oficinas. Fizemos uma entrega muito positiva na segunda edição do Joinville Matsuri e celebramos os 130 anos de Amizade entre Brasil e Japão de forma especial”, comemora Takao Sato. 

O sucesso do evento também foi destacado pelo presidente da Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), Mario Sato que reforçou a importância do Joinville Matsuri como um instrumento fortalecedor da cultura japonesa, especialmente entre os mais jovens. 

“Nossa expectativa foi correspondida em mil por cento! Recebemos um grande número de famílias e crianças que vão levar daqui uma série de ensinamentos. Cultivamos nelas uma série de sementes que vão frutificar futuramente em termos da cultura milenar japonesa, da sabedoria oriental, da gastronomia, das atrações musicais e de tradições como os taikôs, que são os tambores. De modo geral, puderam curtir muitas coisas que só veriam no Japão”, afirma Mário Sato. 

Já o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão de Joinville (ACBJJ), Diego Taira, atribuiu o sucesso do evento à força das parcerias firmadas: “Agradecemos ao Poder Público, aos apoiadores, patrocinadores e aos expositores que acreditam no Joinville Matsuri como um evento de entretenimento e de fortalecimento da cultura japonesa”. 


Evento prestigiado

Desde a abertura dos portões, na sexta-feira (16), o Joinville Matsuri 2025 recebeu o público com atrações para toda a família. No sábado, o pavilhão do Expocentro Edmundo Doubrawa já recebeu grande quantidade de visitantes desde o início da programação. 

Um dos momentos especiais foi a solenidade de abertura oficial que foi prestigiada por autoridades como a cônsul do Japão no Paraná, Keiko Kikuchi, além de lideranças políticas estaduais e municipais, representantes do setor de turismo e eventos de Joinville, e membros da comunidade japonesa. 

Ao final da solenidade, os convidados celebraram a abertura oficial do Joinville Matsuri 2025 com a simbólica quebra do barril de saquê, o “Kagami Biraki”.


Música e dança contagiaram o público

A animação, a música e as atrações culturais foram atrações permanentes no palco do Joinville Matsuri 2025. Durante toda a programação, artistas se revezaram e prenderam a atenção do público que vibrou e se emocionou a cada apresentação. 

A grade de shows musicais trouxe nomes consagrados e internacionalmente premiados, como a cantora carioca Elize Fleury, campeã do programa de televisão “Monomane The World”, atra-ção estilo “The Voice”, da emissora japonesa TV Fuji; o contagiante Will Kawamura, que fez a plateia cantar junto as músicas da trilha sonora da série “Os Cavaleiros do Zodíaco”, exigida no Brasil nos anos de 1990; além de outros ícones como a cantora Karen Ito, Paula Hirama e Sergio Tanigawa. 

Os ritmos marcantes dos tradicionais tambores japoneses, os Taikôs, também contagiaram o público apresentados pelos grupos, como o Shyudaiko, de Joinville; os paranaenses do Wa-kaba Taiko; o Wadan Taiko Ensemble, de Atibaia (SP); e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Cu-ritiba, que representa uma das cinco filiais brasileira do grupo com origem e sede no Japão.

A médica veterinária Mary Bortoli e o namorado Renato, conheceram o Joinville Matsuri em 2024 e, neste ano, curtiram as atrações nos três dias de evento: “Eu e o meu namorado gosta-mos muito desse tipo de eventos e, neste ano, está muito melhor até para transitar entre os estandes. Eu sempre gostei muito dos Cavaleiros do Zodíaco e cantei com o Will Kawamura. Também adoramos a gastronomia que está de parabéns”. 


Cosplays foram show de criatividade e performance

Depois de movimentarem os corredores do pavilhão com suas caracterizações exuberantes, os cosplays levaram o público ao delírio durante os concursos que ocorreram nas tardes de sábado e domingo, com a participação de aproximadamente 100 candidatos. 

Representando a bruxa Winifred Sanderson, do filme Abracadabra, Sara Degracia Moreno, de 34 anos foi a campeã do concurso realizado no domingo. Apaixonada pelo filme desde criança, Sara interpretou a personagem pela primeira vez e conquistou os jurados. 

“Estou bem emocionada e fiquei bem surpresa. Acho que tudo contribuiu, é um cosplay de muitos detalhes pequenos, como a roupa pintada a mão, a peruca com um penteado diferentão, tudo eu tentei agregar”, conta Sara que é pedagoga e responsável por confeccionar suas próprias fantasias. 


Produtos temáticos e gastronomia diferenciados

Falar em cultura oriental e não pensar na diversidade gastronômica, é algo impossível. E o Joinville Matsuri 2025 inovou ao trazer além dos clássicos, pratos inéditos que foram aprovados pelo público. Entre os destaques, o Okonomiyaki (panqueca japonesa) e o Takoyaki (bolinho de polvo), além dos saborosos Gyoza, o bolinho Nikuman, o Yakisoba, o Lamen e os já populares temakis. 

Diretamente do bairro paulistano da Liberdade para o Joinville Matsuri 2025, João Chen participou do evento pelo segundo ano e, mais uma vez, se surpreendeu com o público da cidade. 

“Esse ano o público superou nossas expectativas. As pessoas que vieram no ano passado voltaram e isso é um reconhecimento ao nosso trabalho. Vamos continuar fazendo esse trabalho, trazendo cada vez mais novidades porque Joinville merece”, afirmou Chen. 

Nas lojas de produtos temáticos, o público de todos os estilos e idades encontraram inúmeras opções de produtos orientais, desde gêneros alimentícios, guloseimas e bebidas, até camisetas, acessórios, brinquedos, canetas, vestimentas, artigos para cosplay, revistas, livros, jogos, entre outros. 

O expositor Shiguemitu Umakoshi, também de São Paulo aprovou a experiência: “Essa primeira experiência foi boa e dentro das expectativas. Os produtos japoneses e as almofadas em forma de alimento que nós mesmos produzimos, fizeram sucesso. Pretendo voltar no ano que vem”. 


Experiências autênticas

Como proposta de experiências, o Joinville Matsuri 2025 ofereceu ao público oficinas gratuitas de mangá (histórias em quadrinhos), oshibana (técnica artística de desidratar flores e folhas), bonsai, além de pixel art, shuji (escrita japonesa), furoshiki e origami. 

Neste ano, a novidade foi o Kimono Experience, onde o visitante teve a oportunidade de vestir um autêntico kimono japonês, com todos os acessórios. 

Há 10 anos levando a atração para diversas cidades do Brasil, a expositora Cristina Kubota, de Maringá (PR), enalteceu o perfil do público joinvilense: “O pessoal é muito acolhedor, tem carisma e curiosidade para conhecer, é um público muito bom de trabalhar. No ano que vem, pretendemos estar de volta”. 


Solidariedade

Como forma de retribuir a receptividade da cidade ao evento, o Joinville Matsuri 2025 praticou o ingresso solidário e arrecadou 7.319 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Banco de Alimentos Sesc Mesa Brasil de Joinville, operacionalizado pelo Sesc Mesa Brasil, em colaboração com a Prefeitura de Joinville. Atualmente, o Sesc Mesa Brasil atende e acompanha cerca de 140 entidades, beneficiando cerca de 40 mil pessoas. 

Além de alimentos, também houve arrecadação de ração animal que será destinada à Frada – Frente de Ação pelos Direitos dos Animais, de Joinville. 


O Joinville Matsuri

O Joinville Matsuri é realizado pela Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville (ACBJJ) e Fede-ração das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), com organização da Tasa Even-tos e apoio da Prefeitura de Joinville e do Joinville, Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e CDL Joinville. 

O evento teve patrocínio da Sakura, Unimed Joinville, Multiplike, Selbetti, Labore, Ciser, Sinto, Artefama e Laboratórios Gimenes.

Grupo OLX Day chega a Joinville para impulsionar o mercado imobiliário local Anterior

Grupo OLX Day chega a Joinville para impulsionar o mercado imobiliário local

Semana de Museus em Joinville valoriza a história e a resistência negra Próximo

Semana de Museus em Joinville valoriza a história e a resistência negra

Deixe seu comentário