logo RCN

Joinville celebra diversidade no 7º Festival do Museu Nacional de Imigração e Colonização

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Evento gratuito neste domingo (20) reúne atrações artísticas, gastronomia multicultural e rodas de conversa para valorizar a migração e a imigração na formação da cidade

Neste domingo (20), Joinville se transforma em palco para as diversas culturas que moldaram, e continuam moldando, a identidade da cidade. A partir das 10 horas, ocorre a 7ª edição do Festival do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC), com uma programação intensa e gratuita ao longo de todo o dia, celebrando a pluralidade cultural joinvilense por meio de arte, gastronomia, educação e integração social.

Com o tema “Chuva Cultural”, o festival propõe uma leitura simbólica do clima típico da cidade, unindo-o a uma explosão de cores, sons e sabores que homenageiam as origens dos moradores e seus diferentes caminhos até Joinville. A escolha do tema foi feita de forma colaborativa entre a equipe do museu, a comunidade e a Associação de Amigos do MNIC.

“Joinville é formada por diversos povos ao longo da nossa história. E a gente continua de braços abertos recebendo bem a todas as pessoas que aqui vêm morar”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth. “Essa edição terá opções de lazer e alimentação para todos os públicos, exaltando tanto as etnias que ajudaram a colonizar nossa cidade quanto as migrações mais recentes.”

Durante dez horas ininterruptas de programação, o público poderá aproveitar apresentações de música, dança, poesia, rodas de conversa, oficinas educativas e exposições de artesanato. A gastronomia também será destaque, com pratos típicos de diversas regiões do Brasil e do mundo, reforçando a riqueza cultural que compõe o cotidiano joinvilense.

A cidade, que segundo o Censo 2022 do IBGE tem cerca de 30% da população oriunda de outros estados ou países, reflete em números sua vocação acolhedora. Apenas entre 2010 e 2022, o número de estrangeiros residentes em Joinville saltou de 1,3 mil para quase 8 mil pessoas, sendo a maioria venezuelanos. Além disso, o município tem recebido cada vez mais migrantes do Pará e Maranhão, ampliando ainda mais sua diversidade cultural.

A programação completa do festival pode ser conferida no site da Prefeitura de Joinville.

Festival de Dança recebe coreografias de 26 escolas municipais de Joinville Anterior

Festival de Dança recebe coreografias de 26 escolas municipais de Joinville

“Dia de Lazer nas Férias” volta a animar bairros de Joinville Próximo

“Dia de Lazer nas Férias” volta a animar bairros de Joinville

Deixe seu comentário