Segurança alimentar ganha reforço com doações do Programa de Aquisição de Alimentos |
Joinville celebra diversidade no 7º Festival do Museu Nacional de Imigração e Colonização
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Evento gratuito neste domingo (20) reúne atrações artísticas, gastronomia multicultural e rodas de conversa para valorizar a migração e a imigração na formação da cidade
Neste domingo (20), Joinville se transforma em palco para as diversas culturas que moldaram, e continuam moldando, a identidade da cidade. A partir das 10 horas, ocorre a 7ª edição do Festival do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC), com uma programação intensa e gratuita ao longo de todo o dia, celebrando a pluralidade cultural joinvilense por meio de arte, gastronomia, educação e integração social.
Com o tema “Chuva Cultural”, o festival propõe uma leitura simbólica do clima típico da cidade, unindo-o a uma explosão de cores, sons e sabores que homenageiam as origens dos moradores e seus diferentes caminhos até Joinville. A escolha do tema foi feita de forma colaborativa entre a equipe do museu, a comunidade e a Associação de Amigos do MNIC.
“Joinville é formada por diversos povos ao longo da nossa história. E a gente continua de braços abertos recebendo bem a todas as pessoas que aqui vêm morar”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth. “Essa edição terá opções de lazer e alimentação para todos os públicos, exaltando tanto as etnias que ajudaram a colonizar nossa cidade quanto as migrações mais recentes.”
Durante dez horas ininterruptas de programação, o público poderá aproveitar apresentações de música, dança, poesia, rodas de conversa, oficinas educativas e exposições de artesanato. A gastronomia também será destaque, com pratos típicos de diversas regiões do Brasil e do mundo, reforçando a riqueza cultural que compõe o cotidiano joinvilense.
A cidade, que segundo o Censo 2022 do IBGE tem cerca de 30% da população oriunda de outros estados ou países, reflete em números sua vocação acolhedora. Apenas entre 2010 e 2022, o número de estrangeiros residentes em Joinville saltou de 1,3 mil para quase 8 mil pessoas, sendo a maioria venezuelanos. Além disso, o município tem recebido cada vez mais migrantes do Pará e Maranhão, ampliando ainda mais sua diversidade cultural.
A programação completa do festival pode ser conferida no site da Prefeitura de Joinville.
Deixe seu comentário