7 DE SETEMBRO

Independência e radiofusão - 7 de setembro, também marca os 98 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil

  • Reprodução O Globo - Instalada pela Western Eletric no pavilhão da antiga Repartição Geral dos Telégrafos, na Praia Vermelha, esta emissora, junto com a estação Westinghouse, do Corcovado, inaugurou no Brasil o serviço de Radiofusão, durante a Exposição do Centenário da Independência: na foto, ao centro, o engenheiro José Neves, o telegrafista Manoel Antonio de Souza (à direita) e o servente da estação Joaquim Pereira (à esquerda) 1922

O dia 7 de setembro, também marca os 98 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil e os 84 anos da Rádio MEC, antiga Rádio Sociedade, que foi doada por Roquette-Pinto, em 1936, ao então Ministério da Educação e Cultura, na época chefiado por Gustavo Capanema. Na doação, porém, Roquette impôs as condições de que a emissora transmitisse apenas uma programação educativo-cultural e não fizesse proselitismo de qualquer espécie.E no sábado, dia 12, a festa é da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que completa 84 anos.

Primeira transmissão de rádio no Brasil completa 98 anos

Rio de Janeiro - Há 90 anos, o dia 7 de setembro de 1922 marcou a primeira transmissão de rádio no país que ocorreu simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa. O então discurso do presidente, em meio ao clima festivo do evento, abriu a programação da exposição, tornada possível por meio de um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e instalado no alto do Corcovado. Apenas 80 receptores espalhados na capital e nas cidades fluminenses de Niterói e Petrópolis acompanharam a transmissão experimental, que teve ainda música clássica - incluindo a ópera O Guarani, de Carlos Gomes - durante toda a abertura da exposição.

À frente da iniciativa estava o cientista e educador, Edgar Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira. "Segundo o depoimento do próprio Roquette, praticamente ninguém ouviu nada da transmissão, porque o barulho da exposição era muito grande", conta o historiador, Milton Teixeira. "Os alto-falantes eram relativamente fracos, mas mesmo assim causou uma certa sensação a transmissão do discurso do presidente Epitácio Pessoa e das primeiras músicas", diz.Apesar da transmissão durante a celebração do centenário da Independência, o início efetivo e regular das transmissões do rádio ocorreu somente no ano seguinte, mais uma vez graças ao esforço de Roquette Pinto. Ele tentou em vão convencer o governo a comprar os equipamentos da Westinghouse, que permitiram a transmissão experimental. A aquisição foi feita pela Academia Brasileira de Ciências, e assim entrou no ar, em 20 de abril de 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

A emissora pioneira é a atual Rádio MEC, que foi doada pelo próprio Roquette Pinto ao Ministério da Educação em 1936. Nesse ano, também foi fundada, a princípio como emissora privada, a Rádio Nacional, que seria incorporada ao patrimônio da União na década de 40.(Fonte EBC)

Apresentação on-line do Plano Estadual de Contingência para a Educação de Santa Catarina Anterior

Apresentação on-line do Plano Estadual de Contingência para a Educação de Santa Catarina

Veículo pega fogo na BR 101 em Barra Velha Próximo

Veículo pega fogo na BR 101 em Barra Velha

Deixe seu comentário