Festival de Dança de Joinville contará com 703 grupos de 25 unidades federativas brasileiras e de outros dois países

  • Foto: Maykon Lammerhirt -

O evento inicia dia 17 de julho, no Centreventos Cau Hansen

703 grupos estão confirmados para a edição histórica que celebrará os 40 anos do Festival de Dança de Joinville. As companhias são provenientes de 25 das 27 unidades federativas brasileiras. Os Estados com mais coreografias confirmadas são São Paulo (1.735), Santa Catarina (650), Paraná (373), Rio de Janeiro (349), Minas Gerais (230) e Rio Grande do Sul (150). Haverá, também, dançarinos para além das fronteiras nos palcos catarinenses, vindos de dois países, França e Paraguai.

A maratona da dança no “palcão” do Centreventos Cau Hansen começará em uma segunda-feira, 17 de julho, às 19h, com uma atração internacional. O ícone da dança contemporânea Bill T. Jones e sua companhia apresentarão “What Problem?”. No segundo dia de evento, terça-feira, 18 de julho, um dos destaques ficará por conta de “Rumo”, o espetáculo inédito preparado pela Cia Cubatão sob o comando do premiado coreógrafo Alan Keller para a Estímulo Mostra de Dança, às 17h, no Teatro Juarez Machado.

Na mesma data, será a estreia do Festival da Sapatilha, o diferencial para quem passar pelo Expocentro Edmundo Doubrawa. Durante 12 tardes, de 18 a 29 de julho, o palco da Feira da Sapatilha concentrará apresentações de oito gêneros e competições entre si de solos, duos e conjuntos. Haverá classificações diárias para os participantes que se destacarem e premiação para o melhor grupo, ao fim do evento. Também em 18 de julho, começará a Mostra Competitiva, que contará com um dia a mais em relação ao ano anterior. Entre os dias 18 e 22 e 24 e 27 de julho, 206 trabalhos disputarão um dos prêmios no palco principal do Centreventos.

Em 19 de julho, quarta-feira, às 17h, no Teatro Juarez Machado, outra atração com influência internacional marcará a programação do festival de emoções: “Leela”. O espetáculo é uma coprodução entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Instituto Festival de Dança de Joinville, para trazer ao público a remontagem-adaptação de uma coreografia da companhia isralense Vertigo Dance Company.

A partir de quinta-feira, 20 de julho, até sábado, 22 de julho, será a vez dos dançarinos com mais de 40 anos exibirem 39 montagens no Festival 40+, às 14h, no Teatro Juarez Machado. O primeiro sábado da festa da dança, 22 de julho, terá outro destaque dentre as novidades desta edição, a Dance Parade, quando dançarinos realizarão apresentações em plena avenida Beira Rio, às 15h. Já no domingo, 23 de julho, às 19h, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil estará a cargo da Noite de Gala, com o balé neoclássico “Cinderella”.

A segunda semana do festival de emoções começará com mais uma das atrações de origem internacional que é novidade para a 40a edição. Na segunda-feira, 24 de julho, às 14h30, os apreciadores de musicais poderão conferir no Teatro Juarez Machado a primeira montagem da Broadway a integrar a programação do evento, “Grease – School Edition”, com a direção geral de
Fernanda Chamma.

A partir de terça-feira, 25 de julho, até 28 de julho, será a vez dos jovens prodígios apresentarem 58 coreografias e concorrerem a um dos prêmios no Festival Meia Ponta, no Teatro Juarez Machado, às 14h. Na sexta-feira, 28 de julho, e sábado, 29 de julho, às 19h, os dançarinos que se destacarem na Mostra Competitiva retornarão ao palcão do Centreventos Cau Hansen nas Noites dos Campeões.

No sábado, 28 de julho, às 14h, os pequenos prodígios do Meia Ponta também reprisarão no Teatro Juarez Machado as montagens vencedoras do Festival Meia Ponta. Além disso, na segunda quinzena de julho, a grande festa da dança deverá reunir profissionais da
dança de todas as idades e de boa parte dos Estados brasileiros em busca de aprimorar de seus conhecimentos por meio programação didática. Ao longo de 13 dias, o público em geral terá a oportunidade de conferir as novidades e atrações gratuitas da Feira da Sapatilha; e de assistir apresentações gratuitas nos Palcos Abertos, espalhados por Joinville e região. E no Saltare Centro de Dança, casais apaixonados terão a chance de firmar e reafirmar seus compromissos com a pessoa amada, outra novidade para o ano em que a festa da dança completa quatro décadas de existência.


Epagri lança nova variedade de mandioca durante a Feira da Mandioca de Sangão Anterior

Epagri lança nova variedade de mandioca durante a Feira da Mandioca de Sangão

Ciclone causa estragos na região de Joinville: Caminhão tomba na BR-101 Próximo

Ciclone causa estragos na região de Joinville: Caminhão tomba na BR-101

Deixe seu comentário