Vacinação contra a gripe tem ações especiais em Joinville neste fim de semana |
Exposição “Imagem Bordada” valoriza história e identidade da Rota Dona Francisca
-
Foto: Prefeitura de Joinville -
Mostra artística na Casa Krüger resgata memórias do casarão centenário por meio da arte têxtil e enriquece o roteiro cultural de Joinville
Neste sábado (5), às 10h, ocorre a abertura da Mostra Didática de Arte Têxtil “Casa Krüger – Imagem Bordada”. A exposição foi criada para celebrar o centenário da Casa Krüger, que é um patrimônio histórico e cultural tombado e que se localiza no início da Rota Caminhos de Dona Francisca.
As obras de arte são dos estudantes do curso de Tapeçaria e Tecelagem da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, e dos integrantes do Projeto Mãos que Tecem. Para compor a exposição, os participantes realizaram pesquisas históricas em parceria com a equipe técnica do Arquivo Histórico de Joinville, para coletar fotografias da Casa Krüger ao longo de cem anos, resultando em uma exposição com representações que mantêm as memórias de forma sensível e criativa.
Cada artista deu um novo significado para as imagens por meio do bordado, usando diferentes técnicas para cada representação, com inspiração na Festa das Flores. Assim, criaram um jardim têxtil nas obras, trazendo cores e texturas para valorizar a identidade visual da região. Cada trabalho explora um período diferente da casa por diversos ângulos e perspectivas, tornando-os únicos.
A mostra será apresentada na sala principal da Casa Krüger (Rodovia SC – 418, 14.530 – Dona Francisca), como cartão de visitas, e fica em exposição até 31 de agosto. A visitação é gratuita, e pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e sábado e domingo, das 9h às 15h, de forma gratuita.
Casa Krüger é um patrimônio centenário
A Casa Krüger, que completou 100 anos em março, é o ponto de partida da Rota Caminhos de Dona Francisca e combina belezas naturais, gastronomia, interação com animais e o cotidiano da vida no campo.
O local também está aberto para visitas guiadas pelo casarão, que contém painéis que contam a história da imigração em Joinville. O espaço é considerado patrimônio nacional, e preserva móveis e trajes de época, permitindo que os turistas os utilizem para tirar fotos. No local funciona também a Central de Atendimento ao Turista (CAT), ideal para tirar dúvidas e saber mais sobre os atrativos turísticos da região.
Aos finais de semana, das 8h às 17h, o galpão anexo sedia uma feirinha com produtores locais. Lá, são vendidos artesanatos e alimentos orgânicos frescos, como queijos, salames, cucas e outros produtos típicos.
Deixe seu comentário