Confira a programação das igrejas para o feriado de Corpus Christi
-
Foto: José Fernando Ogura / Arquivo ANPr -
Tradição envolve comunidades católicas em celebrações e confecção de tapetes artísticos
As comunidades católicas de Joinville se preparam para celebrar a solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira (30). A tradicional procissão no Centro e a confecção de tapetes por várias comunidades são os destaques das festividades. Confira a programação completa nas igrejas e paróquias da cidade.
Evento na Catedral
Na Catedral São Francisco Xavier, as celebrações deste ano envolvem a participação de 30 paróquias. As festividades começam cedo, com a confecção dos tapetes iniciando às 6h30. A criação das obras de arte, que se estenderá pela rua do Príncipe, desde a escadaria da Catedral até a Praça Nereu Ramos, contará com segmentos de 14 metros de comprimento por 2 metros de largura, decorados com serragem e casca de arroz tingidos.
Os temas dos tapetes deste ano centram-se em elementos fundamentais da fé católica, como a Eucaristia, o Sínodo dos Bispos, o Jubileu da Esperança, a Campanha da Fraternidade, além de temas vocacionais e representações de padroeiros e de Nossa Senhora.
Às 15h, haverá uma missa na praça, seguida pela procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas do Centro, unindo os fiéis em uma manifestação pública de fé e devoção.
Mais de 30 paróquias se envolvem
Além das celebrações na Catedral, diversas paróquias de Joinville também confeccionarão seus próprios tapetes e realizarão procissões locais. Cada comunidade se organiza para expressar sua fé e manter viva a tradição de Corpus Christi, reunindo fiéis de todas as idades em uma demonstração de unidade e espiritualidade.
Confira a programação:
15h: Missa com Dom Francisco Carlos Bach na Praça Nereu Ramos. Em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento até a Catedral
Confira a programação nas paróquias:
Paróquia Nossa Senhora de Fátima | Glória
Missa: 19h com corredor solidário. Fiéis devem trazer cobertores, cestas básicas, materiais de higiene e limpeza que serão doados ao Rio Grande do Sul.
Confecção dos tapetes: 5h
Missa e procissão: 9h30
Adoração ao Santíssimo: 19h30
Missa: 9h
Confecção dos tapetes: 5h
Missa e procissão: 9h
Adoração ao Santíssimo e oração das 1000 Ave Marias: 14h
Confecção dos tapetes: 5h
Missa e procissão: 9h
Missa: 9h
Missa: 19h
Confecção dos tapetes: 5h
Missa: 9h30
Missa: 9h
Paróquia São Francisco de Assis | Espinheiros
Confecção dos tapetes: 5h, com arrecadação de doações de ervas de chimarrão e pó de café usados, casca de ovos e sementes.
Missa e procissão: 9h
Confecção dos tapetes: 6h30
Café da manhã: 7h30/8h, levar partilha.
Missa: 10h
Paróquia São João Batista | Jardim Iririú
Confecção dos tapetes: 5h
Missa: 9h
Confecção dos tapetes: 4h
Missa e procissão: 8h
Confecção dos tapetes: 5h
Missa e procissão: 9h
Paróquia Senhor Bom Jesus | Aventureiro
Missa: 9h, levar alimento para doação.
Confecção dos tapetes: 8h
Missa: 16h
Confecção dos tapetes: 4h
Missa: 9h
Confecção dos tapetes: 5h
Missa: 9h
Missa: 19h
Missa: 8h
Confecção dos tapetes: 5h
Missa: 9h
Missa: 9h
Na Catedral
Missa: 9h
Confecção dos tapetes: 18h30 desta quarta-feira, 29
Missa: 19h30 desta quarta-feira, 29
Missa: 9h, na Matriz São José Operário
Confecção dos tapetes: 4h
Missa: 8h
Confecção dos tapetes: 4h
Missa: 8h30
Procissão luminosa: 19h
Confecção dos tapetes: 5h
Missa: 8h30

Deixe seu comentário