Adoções virtuais de animais em Joinville criam laços de amor e resgate
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Histórias de superação e afeto surgem por meio da Feira Digital Adote um Amigo
Em Joinville, histórias emocionantes de adoção de animais resgatados têm ganhado destaque por meio da Feira Digital Adote um Amigo, uma iniciativa da Prefeitura que facilita o encontro entre novos tutores e pets em busca de um lar. Uma dessas histórias envolve a empresária Larissa Dalcomune e seu filho Pedro Henrique, de 7 anos.
Inicialmente, a intenção da família era adotar um gato, conhecido por ser mais independente, e por isso acessaram a feira virtual em busca de um felino. No entanto, o primeiro animal a aparecer foi Bebeto, um grande cão que havia sido vítima de maus-tratos. Apesar de sensibilizados, Larissa e Pedro seguiram com a intenção de encontrar um gatinho, visitando o Centro de Bem-estar Animal (CBEA) da Prefeitura.
No entanto, ao chegar no local, foi Bebeto que conquistou o coração de Pedro Henrique. O grandalhão, que pesa 36 quilos, logo mostrou sua natureza carinhosa e dócil. "Quando ele chegou perto de nós, já deitou, brincou e deu a barriguinha para receber carinho", conta Larissa. Seis meses após a adoção, a família está totalmente encantada com o novo membro. Apesar do início difícil, com Bebeto demonstrando medo devido aos maus-tratos que sofreu, em pouco tempo ele se adaptou à nova rotina. “Agora ele é só carinho e alegria”, completa a empresária.
Outro laço especial nasceu entre a professora Andréa Koepp e a cachorra Canela. Ao ver uma postagem nas redes sociais da Prefeitura sobre uma das edições da Feira de Adoção do CBEA, Andréa se apaixonou imediatamente pela pit bull adulta. Mesmo sem poder adotá-la naquele momento, devido à moradia em um apartamento, Andréa não desistiu. Assim que se mudou para uma casa, entrou em contato com o CBEA para verificar se Canela ainda estava disponível. A resposta positiva a encheu de alegria, e após visitar o local duas vezes, Canela ganhou um novo lar.
"Ela é maravilhosa, muito educada e interage bem com todos, inclusive crianças", relata Andréa, que adotou a pit bull em junho. Agora, Canela faz parte da rotina da casa, dormindo no interior da residência e convivendo harmoniosamente com a família e visitas.
Dezenas de animais disponíveis
O CBEA da Prefeitura de Joinville conta com cerca de 100 animais disponíveis para adoção que, assim como Bebeto e Canela, foram vítimas de um passado de maus-tratos ou doenças, mas que agora estão saudáveis e esperando por um lar.
Ao chegarem à unidade, os animais são avaliados, submetidos a diversos exames, recebem atendimento médico, são vacinados, castrados, microchipados e, quando recebem alta e são considerados aptos, são disponibilizados para adoção.
Além dos cuidados físicos, os tratadores realizam um trabalho completo de manejo que ajuda no processo de socialização. Diariamente, os cães são retirados das baias, recebem a colocação da guia, passeiam ao ar livre e têm alimentação adequada. Os animais mais agitados fazem treinamentos diários que ajudam a extravasar a energia e aprendem a frustrar comportamentos como mordidas.
Quem tem interesse em adotar pode começar acessando a Feira Virtual “Adote um Amigo” para conhecer os animais disponíveis, basta acessar o site da Prefeitura de Joinville. Também é possível fazer contato com a equipe do CBEA e ir até o local para conhecer os animais disponíveis.

Deixe seu comentário