logo RCN

Joinville Matsuri 2024 convida o público para imersão na cultura japonesa

  • Foto: Divulgação -

Entre os destaques do evento estão nomes consagrados da música, dança, taikô (tambores japoneses), workshops culturais de Bonsai, Ikebana, Oshibana, Origami, Mangá, Furoshiki e Pixel Art, desfile e concurso Cosplay, exposição comercial e autêntica gastronomia japonesa

Neste final de semana, de sexta-feira a domingo (3 a 5), no Expocentro Edmundo Doubrawa, o Joinville Matsuri 2024 vai levar o público a uma completa imersão na cultura japonesa. 

Com programação intensa e diversificada, o Joinville Matsuri traz como atrações, shows musicais com artistas reconhecidos pela comunidade Nikkei, as autênticas delícias da gastronomia japonesa, desfile e concurso Cosplay, bazar com artigos e guloseimas orientais, apresentação de produtos e serviços, além de toda a riqueza da cultura japonesa.

O público também poderá interagir nos workshops, comprar produtos exclusivos e saborear autênticos pratos da gastronomia japonesa. 

“Os visitantes que prestigiarem o Matsuri, poderão viver a experiência de estar no Japão, sem sair de Joinville”, antecipa Takao Sato, CEO da Tasa Eventos, empresa organizadora do evento. 


Shows musicais com artistas consagrados no Japão

Na programação musical, o Joinville Matsuri 2024 vai receber nomes consagrados da música japonesa como a cantora Karen Ito, das principais representantes da cultura japonesa no Brasil, por meio do estilo tradicional Enka. 

Entre as vozes femininas, também estará presente a cantora Pamela Yuri que integrou o time de Michel Teló no programa The Voice, da Rede Globo, na temporada de 2021. 

Outros destaques serão o cantor Joe Hirata, campeão do maior concurso amador da canção japonesa, o NHK Nodojiman, onde disputou com mais de 80 mil candidatos, sendo o primeiro estrangeiro a vencer o programa na história do Japão; e o cantor Sergio Tanigawa. 

Já para quem curte o universo anime, a Otaku’s Band, de Curitiba (PR), vai agitar o palco do Joinville Matsuri 2024 com repertório variado de anime songs que inclui desde clássicos de aberturas dos desenhos japoneses até os hits mais atuais. 


Cosplay terá desfile e concurso

Já os aficionados pela cultura pop japonesa, encontrarão no Joinville Matsuri 2024 diversão garantida com o desfile e concurso Cosplay. 

Os desfiles serão realizados no sábado e domingo (4 e 5), durante a programação do evento e, ao final de cada dia, serão eleitos os três melhores cosplayers que receberão prêmio em dinheiro. 

As inscrições para o Concurso de Cosplay do Joinville Matsuri 2024 são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento, onde também está disponível o regulamento e informações completas sobre a atração. 

Já para quem pretende empreender no setor, a dica é participar do painel Geek sobre Empreendedorismo no Mundo Cosplay, apresentado por Marcelo “Vingaard”, cosplayer desde o ano 2000 e empreendedor da Cosplay Art, agência especializada em eventos e concursos. 


Tradição da dança e dos tambores

Os ritmos marcantes também estarão presentes nas apresentações de Taikô, os tradicionais tambores japoneses, com grupos vindos do Paraná e Florianópolis. 

Para quem aprecia a dança, destaque para a apresentação de dança Tengu, com a bailarina Clarice Matsunaga, ex-aluna da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; e momentos de interação com dança circular Bon Odori, considerada a alma dos festivais japoneses, onde todo o público é convidado a participar. 


Workshops culturais

Os visitantes que desejarem aprimorar seus conhecimentos culturais, na prática, poderão participar dos workshops de mangá, oshibana, ikebana, bonsai, furoshiki e pixel art. As atividades são gratuitas. 


Souvernirs e gastronomia

E quem desejar levar para casa um souvenir genuinamente japonês, vai encontrar entre os 50 expositores comerciais diversidade de produtos que vão de balas japonesas a camisetas, livros e revistas. 

Para completar a programação, a gastronomia será um dos grandes destaques do Joinville Matsuri 2024, com pratos diferenciados e autênticos como o Okonomiyaki e o Takoyaki, geralmente presentes em grandes festivais, além de opções variadas como hambúrgueres, salgados e doces. 


Horários

O Joinville Matsuri 2024 terá início na sexta-feira (3), e no primeiro dia de evento, a programação será das 17h às 22h.  No sábado (4), o público poderá participar das atrações das 10h às 22h. E no domingo (5), o Joinville Matsuri 2024 acontece das 10h às 20h. 

O evento será realizado no Expocentro Edmundo Doubrawa (av. José Vieira, 315 – América), e o ingresso solidário é a doação de 1Kg de alimento não perecível. O estacionamento é gratuito. 

A programação completa Joinville Matsuri 2024, com as datas e horários das atrações, está disponível no site do evento.

Programação Artística Joinville Matsuri 2024

Sexta-feira (3)

20h Shyudaiko

20h30 Show musical: Serginho Tanigawa


Sábado (4)

12h30 - Shyudaiko

13h Cerimônia de Abertura

13h30 Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko

14h - Show musical: Karen Ito

15h - Painel Geek: Empreendendo no Mundo do Cosplay com Marcelo “Vingaard”

15h45 - Show musical: Otaku’s Band

16h30 - Desfile e Concurso Cosplay

18h00 - Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko

18h30 - Show musical: Serginho Tanigawa

19h - Bon Odori

20h - Shyudaiko

20h30 - Show musical: Joe Hirata


Domingo (3)

12h30 - Shyudaiko

13h - Show musical: Serginho Tanigawa

14h - Shimadaiko

14h30 - Show musical: Diogo Miyahara

15h30 - Dança: TENGU com Clarice Matsunaga

15h45 - Shyudaiko

16h - Desfile e Concurso Cosplay

17h30 - Show musical: Pamela Yuri

18h30 - Shimadaiko

19h - Bon Odori


Joinville Matsuri 2024

Os Matsuris são realizados em diversas regiões do Brasil, especialmente nos estados do Paraná e São Paulo, onde a comunidade Nikkei é mais representativa. O evento também é realizado em grandes capitais como Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Rio de Janeiro. 

Final de semana em Joinville tem diversas atividades para a família Anterior

Final de semana em Joinville tem diversas atividades para a família

São Francisco do Sul sedia XVII edição do Workshop Nacional Bandeira Azul Próximo

São Francisco do Sul sedia XVII edição do Workshop Nacional Bandeira Azul

Deixe seu comentário