Ômicron afeta futebol europeu, preocupa Olimpíada de Inverno e acende alerta para Copa do Catar
-
Terra -
A variante Ômicron, já dominante em uma série de países, tem afetado consideravelmente as competições mundialmente, com adiamento de partidas na Europa e restrições de público nos estádios. Além disso, gera preocupação para a China, organizadora dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, e para o Catar, sede da Copa do Mundo de 2022. O esporte passou a estar novamente em estado de alerta, temeroso com a nova cepa, que, segundo os especialistas, é responsável por casos menos graves, mas tem um poder de contágio maior em comparação com outras variantes.
Na Europa, uma série de partidas de futebol foi adiada nos últimos dias. O Reino Unido tem sido bastante impactado pela variante e viu o número de casos de covid-19 crescer quase 60% em apenas uma semana. Vários deles em atletas de times que disputam o Campeonato Inglês, o que fez a Premier League postergar partidas, algumas delas em cima da hora. O recrudescimento de casos da doença provocados pela nova cepa atrapalha o Boxing Day, tradicional feriado comemorado na Inglaterra no dia seguinte ao Natal e que sempre leva milhares de torcedores aos estádios. Liverpool e Leeds se enfrentariam no dia 26, mas o duelo foi adiado, bem como Wolverhampton x Watford.
O Liverpool perdeu jogadores importantes infectados, como zagueiro Van Dijk, o volante brasileiro Fabinho e os meias Curtis Jones e Thiago Alcântara, o Manchester United registrou um surto em seu elenco, o que fez o clube fechar seu centro de treinamento por uns dias, e o Tottenham sofreu a consequência mais danosa até aqui. Também com um surto da doença no grupo, o time de Londres foi eliminado por W.O da Liga Conferência por decisão da Uefa.
Alguns times se viram obrigados a reforçar ou retomar os protocolos contra a covid. Entre as medidas estão testes diários antes de entrar no centro de treinamento - no Chelsea, o jogador aguarda o resultado no carro -, apenas um jogador é atendido por vez na fisioterapia e o uso de máscara em todas as dependências do clube voltou a ser obrigatório.
O Campeonato Inglês tem a menor porcentagem de jogadores vacinados entre as principais ligas da Europa, com apenas 68%. As ligas da Itália, França, Alemanha e Espanha têm ao menos 90% dos seus atletas já imunizados com a segunda dose da vacina. A Premier League estudou até paralisar o campeonato e só retomá-lo em janeiro, mas desistiu da ideia pois a realização de jogos de futebol é uma das tradições da Inglaterra nessa época de Natal e Ano Novo.
A Alemanha, também atingida pela nova onda pandêmica, e com grande aumento de casos positivos, proibiu a presença de público em todos os eventos esportivos, inclusive o Campeonato Alemão, a partir do dia 28. A competição já vinha recebendo somente 25% do público nas últimas rodadas e agora volta a fechar as portas para forçar a população a se vacinar e, ao mesmo tempo, frear o avanço da variante Ômicron. O público já estava vetado na região da Baviera. "A medida visa conter a propagação do vírus", disse o novo chanceler alemão, Olaf Scholz, que cancelou até os grandes festejos na virada do ano. "Os grandes acontecimentos já não se realizam com público".
Copa do Mundo
O Catar, primeiro país do Oriente Médio a organizar uma Copa do Mundo também se preocupa com o avanço da Ômicron. Embora o Mundial esteja marcado para daqui a 11 meses, em novembro, o vírus e suas cepas continuam a ser o maior motivo de inquietação dos organizadores, tranquilos quanto à estrutura do evento, uma vez que sete dos oito estádios estão prontos e as obras de urbanização e melhorias no tráfego ocorrem conforme o planejado.
A Copa Árabe, principal evento-teste para a Copa do Mundo de 2022 e vencida pela Argélia, foi disputada com restrições. A maioria dos jogos foi realizado com os estádios tendo 50% ou 75% da capacidade liberada. O protocolo sanitário determinou que só torcedores vacinados puderam entrar nas arenas, sendo uma das vacinas aprovada pelo ministério da saúde do país. O uso de máscara também foi obrigatório.

Deixe seu comentário