Queda de preços de hortaliças na Ceasa de São José surpreende no mês de agosto

  • Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil -

Tomate, batata e cenoura lideram a redução de valores, enquanto a cebola é a única a apresentar aumento; entre as frutas, banana e maçã estão em alta

A Central de Abastecimento (Ceasa) de São José, em Santa Catarina, registrou uma queda expressiva nos preços das hortaliças durante o período de julho para agosto. De acordo com o Boletim do Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta semana, o tomate teve uma redução de 25,3%, seguido pela batata (-14,8%) e a cenoura (-11,8%), todas apresentando variação negativa superior a 10%.

Entre as cinco hortaliças pesquisadas, apenas a cebola mostrou uma variação positiva de 2,5% em São José. O alface, por outro lado, manteve seus preços estáveis no período analisado.

Quanto às frutas, mamão (-6,7%) e laranja (-3,6%) também apresentaram uma variação negativa de julho para agosto. No entanto, banana (11,8%), melancia (5,7%) e maçã (3,7%) tiveram um aumento nos preços durante o mesmo período.

A queda de preços não foi um fenômeno exclusivo da Ceasa de São José, pois, na média ponderada considerando 11 centrais de abastecimento em todo o país, alface, batata, cebola, cenoura e tomate também registraram redução nos valores de julho para agosto.

A batata foi a hortaliça que mais teve queda de preço no período, com uma redução de 25,35% em relação a julho. A intensificação da safra de inverno manteve a oferta em níveis elevados, e a quantidade comercializada nas 11 centrais ultrapassou 100 mil toneladas pela quarta vez no ano, um aumento de 1,2% em relação a julho.

A alface também apresentou uma tendência declinante, com uma queda de 19,61% na média ponderada em agosto em comparação com julho. No entanto, a comercialização aumentou em 9% no mesmo período, devido às temperaturas mais altas em todo o país.

Cenoura, cebola e tomate também registraram quedas na média ponderada, com -7,97%, -6,56% e -2,56%, respectivamente. No caso da cenoura, a oferta robusta de todas as áreas produtoras não pressionou o abastecimento em São José, principal fornecedor da Ceasa. Já a cebola, com uma grande oferta nas centrais, justificou as cotações mais baixas. Quanto ao tomate, as variações na oferta local explicam os preços oscilantes durante o mês.

Os dados estatísticos do Boletim Prohort da Conab são coletados nas Centrais de Abastecimento de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Curitiba (PR), São José (SC), Goiânia (GO), Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC) e Brasília (DF).

Preço médio da gasolina se mantém estável na Região Sul Anterior

Preço médio da gasolina se mantém estável na Região Sul

Porto de São Francisco do Sul fortalece parcerias comerciais com países asiáticos Próximo

Porto de São Francisco do Sul fortalece parcerias comerciais com países asiáticos

Deixe seu comentário