Jornal do Iririú

  • Compromisso com a Comunidade - Periodicidade mensal – circulação última semana do mês.

 

Jornal DE PIRABEIRABA

  • A voz da Comunidade - Periodicidade mensal circulação última semana do mês

 

Fones: (47) 3025-4832  - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail  imprensa@jornalbairros.com.br

www.facebook.com/jornaldoiririu

www.jornalbairros.com.br

© 2018 por Jornal Bairros. Todos Direitos Reservados - Jornal do Iririú

(47) 3025-4832

  • Sérgio Luís

Vereadora Mirim tem projeto selecionado pela Câmara dos Deputados

Pela segunda vez a Câmara Mirim de Joinville emplaca um projeto no Programa Câmara Mirim da Câmara Federal.


A vereadora mirim Ana Laura Carvalho de Paiva propõe que as bibliotecas escolares da rede pública permaneçam abertas durante todos os dias da semana para empréstimos de livros e como espaços dedicados a pesquisa e estudo.

Em outubro, nos dias 24 e 25, a estudante deverá ir a Brasília defender a proposta no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. Na ocasião, ela ocupará a função de deputada mirim.

O projeto de Ana Laura, que estuda na Escola Municipal Abdon Baptista (no bairro Petrópolis), foi selecionado por consultores da Câmara dos Deputados entre quase 900 proposições encaminhadas ao Legislativo Federal.

Além da proposta de Ana Laura, apenas outras duas propostas serão debatidas e votadas em outubro pelo parlamento formado por outros estudantes. Antes de chegar ao Plenário, é realizada uma análise por comissões, exatamente como nos demais parlamentos.


Vereadora mirim Ana Laura Carvalho de Paiva da Escola Municipal Abdon Baptista (no bairro Petrópolis) - Foto:Mauro Arthur Schlieck

Mais Joinville

Entre os três projetos a serem discutidos em Brasília, há mais um de Joinville. A proposta da estudante Eduarda Cadorin de Souza também foi selecionada. Ela quer incluir a vacina que previne H1N1 no calendário anual de vacinação.

O terceiro projeto é da estudante Ana Luiza Silva Rosa, de Varginha (MG), que propõe diminuição do uso de agrotóxicos que afetem abelhas, além de exigir que produtores rurais de grande porte disponibilizem parte da propriedade para o desenvolvimento de colônias de abelhas.


As Câmaras Mirins

Apesar dos nomes iguais, os programas são bastante diferentes. A Câmara Mirim da CVJ é um programa que possui uma estrutura de atividades que se estende ao longo de todo o ano, com atividades de interação com os três poderes e desenvolvimento de projetos de lei, indicações e moções. Já a Câmara Mirim da Câmara dos Deputados é um programa realizado em dois dias com jovens estudantes de todo o país, em uma simulação da atividade parlamentar.


Divisão de Jornalismo CVJ

  • página facebook