(47) 3025-4832

Secretário da Educação diz que ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, informou aos deputados na tarde desta quarta-feira (13), durante Sessão Especial de Convocação de Secretário, proposta pelo deputado João Amin (PP), que ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais e que nesta sexta-feira (15) haverá uma reunião com o Centro de Operações de Emergências em Saúde do governo que desenvolve ações de combater a pandemia de Coronavírus (Covid 19) para analisar essa questão. Ele reforçou ainda que a decisão do retorno será em bloco único para todos os setores da Educação e que a liberação do transporte escolar estará condicionada ao início das aulas presenciais.



Retorno na Educação deverá ser em bloco único


O secretário de Educação também explicou que um futuro retorno será realizado em um bloco único, ou seja, incluindo as redes de ensino municipal, estadual, federal e demais modalidades de ensino. Ele ressaltou que tem se reunido com entidades representantes de universidades, como Acafe e Ampesc, de escolas particulares, como Sinepe, com representantes no âmbito federal, como IFSC, com órgãos de representação de dirigentes municipais, como Fecam e Undime-SC.

A SED também vem recebendo sugestões e indicando que as instituições formalizem o pedido e que o protocolem junto à Secretaria de Estado da Saúde. As duas secretarias mantêm estreito contato sobre o tema, o que contribui com a avaliação do cenário.

Professores são protagonistas no processo

Outras informações compartilhadas com os parlamentares foram sobre o sistema de atividades não presenciais. Uggioni ressaltou que todas as decisões tiveram de ser tomadas de forma rápida, em um cenário inédito. Ele destacou o protagonismo dos professores, que passaram por capacitações e se apropriaram de ferramentas tecnológicas em pouco tempo, para manter o ensino durante o período de suspensão das aulas presenciais.

"Temos a certeza de que essas ferramentas tecnológicas passarão a fazer parte do processo de educação quando retornarmos as aulas presenciais, de modo que a educação pública do Estado de Santa Catarina vai ganhar muito com esse domínio de habilidades relacionadas à tecnologia. É algo que aconteceria, mas em um prazo muito mais longo", destaca Uggioni.

Revisão de conteúdo no retorno às aulas

O secretário também adiantou que haverá ampla recapitulação e revisão dos conteúdos lecionados durante o período de atividades não presenciais. Com as ferramentas de tecnologia sendo incorporadas ao processo de ensino, os estudantes também serão convidados a contribuir com os colegas para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos ou da plataforma.

Quando perguntado sobre o programa de concessão de bolsas universitárias Uniedu, Uggioni comentou que está aberto até o dia 17 o segundo período de inscrições para que os estudantes possam concorrer a bolsas de estudo ainda em 2020. Além disso, ficou marcada uma agenda com os parlamentares para explicar mais detalhes sobre o programa e as mudanças de 2020.

"É impressionante ver como as coisas estão acontecendo de forma positiva, num cenário nunca antes imaginado, com ideias e decisões também inéditas, as quais temos de corrigir ou ajustar em plena execução. Fizemos isso de forma muito rápida e ágil graças ao comprometimento de toda a equipe da Secretaria de Educação”, ressalta Uggioni.

Novas notícias a todo o instante no www.jornalbairros.com.br


Jornal do Iririú

  • Compromisso com a Comunidade - Periodicidade mensal – circulação última semana do mês.

 

Jornal DE PIRABEIRABA

  • A voz da Comunidade - Periodicidade mensal circulação última semana do mês

 

Fones: (47) 3025-4832  - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail  imprensa@jornalbairros.com.br

www.facebook.com/jornaldoiririu

www.jornalbairros.com.br

© 2018 por Jornal Bairros. Todos Direitos Reservados - Jornal do Iririú

  • página facebook