(47) 3025-4832

Prefeitura prepara terminais para retorno do transporte coletivo


O transporte coletivo urbano em Joinville voltará a operar na segunda-feira, 8 de junho. A retomada nos municípios foi autorizado pelo governo do Estado, sendo que cada cidade recebeu autonomia para decidir como serão os procedimentos. O serviço havia sido suspenso em 18 de março, por conta de decreto de situação de emergência, como medida de contenção da pandemia do novo coronavírus.


Em Joinville, diversas regras foram definidas com objetivo de evitar a ampliar contaminação. “O retorno está sendo feito em parceria com as empresas concessionárias”, diz a gerente da Vigilância Sanitária, Edilaine Pacheco. Haverá cartazes explicativos nos ônibus e terminais com as informações.  Será obrigatório o uso de máscara para motoristas, colaboradores e passageiros. Não haverá venda de passagem embarcada. Os passageiros deverão adquirir os cartões antecipados nos terminais, estações de cidadania e demais locais de venda. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos não poderão usar o transporte coletivo no momento.

Ficou limitada a 60% a ocupação máxima por ônibus. Haverá demarcação de filas nos terminais e os fiscais farão o controle da entrada. Ao atingir o limite de 60% de lotação, o luminoso do veículo irá informar e será acionado ônibus extra. A solicitação é de que as pessoas compreendam a necessidade dos cuidados e restrições e colaborem. Inclusive, devem evitar conversar dentro dos ônibus, manusear o celular, tocar o rosto ou as máscaras antes de higienizar as mãos. Para higienização, haverá álcool em gel disponível nos ônibus e terminais. Também foram feitas sinalização orientativa para o distanciamento entre as pessoas.

Se o cidadão desrespeitar o que está sendo solicitado, a Polícia Militar será acionada. A Guarda Municipal também prestará apoio. “Precisamos que a população colabore e respeite o que está sendo exigido, que é para a segurança de todos. Se isso não ocorrer, o serviço poderá parar novamente. Fazemos um apelo que usem somente para o necessário: questões de trabalho ou saúde”, enfatiza Edilaine. Quem puder, evitar utilizar nos horários de pico.

Os veículos e os ambientes de prestação de serviço serão desinfectados, diariamente, incluindo maçanetas, catracas, poltronas e corrimão. Os fiscais e de transporte da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) irão verificar o atendimento às normas, dentro dos terminais. Caso ocorra descumprimento, acionarão a Vigilância Sanitária, que autuará os responsáveis com base no Decreto Municipal 37493/2020. A penalidade pode ir de advertência à suspensão novamente do serviço até o final da pandemia, com aplicação de multa. A Secretaria da Saúde também vai realizar barreira sanitária nos 10 terminais de ônibus para medir a temperatura da população e aplicar testes, rápidos por amostragem. Os horários e itinerários das linhas que irão operar podem ser consultados no site https://onibus.info. Denúncias sobre o descumprimento das regras podem ser feitas pelo canal Web-Saúde, no número (47) 3481.5165 (atendimento via WhatsApp).  

#compreprodutoseserviçosnoseubairro

Novas notícias a todo instante no www.jornalbairros.com.br


Jornal do Iririú

  • Compromisso com a Comunidade - Periodicidade mensal – circulação última semana do mês.

 

Jornal DE PIRABEIRABA

  • A voz da Comunidade - Periodicidade mensal circulação última semana do mês

 

Fones: (47) 3025-4832  - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail  imprensa@jornalbairros.com.br

www.facebook.com/jornaldoiririu

www.jornalbairros.com.br

© 2018 por Jornal Bairros. Todos Direitos Reservados - Jornal do Iririú

  • página facebook