(47) 3025-4832

Hospital São José de Joinville completa 114 de anos



Ele começou pequeno, como Hospital de Caridade comandado pela Congregação das Irmãs da Divina Providência. A pequena edificação, construída em terreno doado pelo padre Carlos Boegershausen, deu início a um dos maiores hospitais públicos de Santa Catarina que neste sábado, 4 de junho, completa 114 anos de atividades dedicadas à saúde: O Hospital Municipal São José (HMSJ).

Imagem: Arquivo Histórico de Joinville

História


No início, em 1906, havia apenas a enfermaria para homens, mulheres e crianças e dois quartos reservados. A partir de 1915, o aumento da demanda fez com que a primeira ampliação fosse feita, sendo construída mais uma ala de enfermaria, para isolamento de casos de tuberculose e reforma das dependências já existentes. A partir daí, ano a ano o hospital recebia mais equipamentos, além de instalar a sala de cirurgia ortopédica e o banco de sangue.

Em 1969 foi inaugurado o novo prédio, com cinco pavimentos, com quartos de internação, UTI, centro cirúrgico, central de materiais esterilizados, fazendo com que houvesse uma ampliação dos serviços oferecidos. Na época, o presidente Costa e Silva participou da inauguração, já que a obra contou também com recursos federais.

Dois anos mais tarde, o HMSJ passou a ser uma autarquia, com autonomia financeira e administrativa. Em 1982 foi construída a ala que hoje funciona o ambulatório de especialidades, o centro cirúrgico ambulatorial, a Unidade de Tratamento de Queimados e a Unidade de AVC.


ANIVERSÁRIO - Nesta quinta-feira (4/6), o Hospital São José de Joinville completa 114 de serviços voltados aos cuidados da saúde dos joinvilenses e de moradores da região Norte de Santa Catarina.

Referência em atendimentos de traumatismo, emergência, queimados, AVC, tratamento oncológico e na captação de órgãos para doação, o popular Zequinha é mantido pela Prefeitura de Joinville e tem destaque como um dos maiores hospitais públicos do Estado.

Por mês, são realizadas 1,6 mil cirurgias. O Pronto Socorro atende aproximadamente seis mil pacientes mensalmente. O Ambulatório de Especialidade realiza 6,3 mil procedimentos e o Ambulatório de Oncologia 2,5 mil atendimentos a cada mês.

O Hospital São José possui estruturas equipadas para garantir atendimento de qualidade, realizados pelos 1.602 servidores. Nos últimos sete anos, recebeu melhorias significativas na ampliação dos leitos e estruturas de atendimento intensivo, com modernização da UTI, Unidade de Tratamento de Queimados, implantação de metodologias de gestão para agilizar o atendimento no Pronto Socorro, reordenamento interno para dar maior conforto aos pacientes e usuários, além de melhorias na fachada e acesso. Nesse período de pandemia por causa do coronavírus, a estrutura foi adaptada para atender a demanda de Joinville e região, com uma estrutura de 40 leitos de UTI e 53 de enfermaria.

#compreprodutoseserviçosnoseubairro

Novas notícias a todo instante no www.jornalbairros.com.br

Jornal do Iririú

  • Compromisso com a Comunidade - Periodicidade mensal – circulação última semana do mês.

 

Jornal DE PIRABEIRABA

  • A voz da Comunidade - Periodicidade mensal circulação última semana do mês

 

Fones: (47) 3025-4832  - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail  imprensa@jornalbairros.com.br

www.facebook.com/jornaldoiririu

www.jornalbairros.com.br

© 2018 por Jornal Bairros. Todos Direitos Reservados - Jornal do Iririú

  • página facebook