Jornal do Iririú

  • Compromisso com a Comunidade - Periodicidade mensal – circulação última semana do mês.

 

Jornal DE PIRABEIRABA

  • A voz da Comunidade - Periodicidade mensal circulação última semana do mês

 

Fones: (47) 3025-4832  - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail  imprensa@jornalbairros.com.br

www.facebook.com/jornaldoiririu

www.jornalbairros.com.br

© 2018 por Jornal Bairros. Todos Direitos Reservados - Jornal do Iririú

(47) 3025-4832

  • Sérgio Luís

Dia Nacional da Atrofia Muscular Espinhal pode ser lembrado em 8 de agosto

A data de 8 de agosto poderá ser instituída como Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME). A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou a proposta, que agora depende de aprovação no Plenário do Senado. Já aprovado pela Câmara, se o texto se mantiver inalterado, será enviado à sanção presidencial.



Na CE, a relatora, senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), recomendou a aprovação do PL 5.101/2019. Ela explicou que a AME é caracterizada pela degeneração e perda de neurônios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, provocando fraqueza muscular progressiva e atrofia. A doença tem incidência estimada em 1 entre 10 mil nascidos vivos, com diferentes graus de gravidade.

Daniella afirmou que o uso de aparelhos ortopédicos e a realização de fisioterapia podem amenizar, em partes, o efeito da doença degenerativa. A conscientização sobre a existência da AME precisa ser feita cedo.

“Ocorre que não apenas o público em geral, mas também a comunidade dos profissionais de saúde tem carência de maiores conhecimentos sobre essa doença genética recessiva. Daí a importância de instituirmos essa data comemorativa, que, ademais, homenageia as pessoas que lutam contra as dificuldades progressivas causadas pela AME”, considera a relatora.

Fonte: Agência Senado

  • página facebook