logo RCN
NOTÍCIAS

Secretária do Meio Ambiente apresenta mudanças nos licenciamentos

  • Mauro Artur Schlieck -

A Comissão de Urbanismo na tarde desta terça-feira (9), no plenário, reuniu vereadores, representantes de entidades ligadas à construção civil e a secretária de Meio Ambiente, Schirlene Chegatti, para debater os processos de concessão de alvarás e os mecanismos para maior agilidade na prestação desse serviço.

Schirlene Chegatti defendeu maior agilidade nos processos para "resgatar a pujança e a liderança de Joinville em Santa Catarina". A secretária pediu colaboração da Câmara de Vereadores. Na opinião dela, a legislação "não desenvolvimentista" e "às vezes não protetora do meio ambiente" precisa ser modificada. A presença da responsável pela secretaria de Meio Ambiente (Sama) partiu de uma solicitação do vereador Mauricio Peixer (PL), aprovada pela comissão na semana passada.

Peixer reiterou no encontro de ontem a necessidade de a Sama emitir alvarás e licenciamentos rapidamente. Na opinião do presidente da CVJ, "Joinville ficou para trás e travada" neste aspecto.Em discursos que foram ao encontro da ideia dele, representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), da Associação Catarinense de Construtores e da Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij) cobraram respostas da Sama.

Chegatti informou que modificações serão adotadas com medidas internas. Haverá exclusão de etapas desnecessárias nos processos de licenciamento. A longo prazo, a secretária garantiu "mudanças mais bruscas". Ela disse ter expectativa na implantação da Lei da Liberdade Econômica, para que a emissão dos alvarás seja feita "em mínimos dias para atividades de baixo risco". Um projeto de lei deverá ser aprovado na CVJ para isso.

Schirlene também defendeu a agilização via licenciamento autodeclaratório em casos já permitidos pela legislação federal. Para emissões de certidões, ela pediu prazo de 60 dias para que comece a liberar os documentos com 15 dias ou 5 dias, dependendo da situação.(Divisão de Jornalismo CVJ - Jeferson Luis dos Santos)


Patrulha do Coronavírus de Joinville realizou mais de 10 mil ações Anterior

Patrulha do Coronavírus de Joinville realizou mais de 10 mil ações

Prefeitura prorroga medidas de enfrentamento à Covid-19 em Joinville Próximo

Prefeitura prorroga medidas de enfrentamento à Covid-19 em Joinville

Deixe seu comentário