logo RCN
NOTÍCIAS

Adolescentes em situação de vulnerabilidade social atuarão como aprendizes no judiciário catarinense

  • CIEE -

Um projeto da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Poder Judiciário de Santa Catarina, irá encaminhar adolescentes e jovens, na condição de aprendizes, para que exerçam a etapa prática de aprendizagem nas unidades jurisdicionais e administrativas do próprio Judiciário catarinense.

Sem ônus financeiro para a instituição, o projeto conta com a parceria do Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina. Uma reunião virtual entre os parceiros, com o Ministério Público Estadual e a Polícia Militar, será realizada no dia 18 de fevereiro, às 16h, na qual estarão presentes também representantes da Diretoria-Geral Administrativa (DGA), da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e da Diretoria de Material e Patrimônio (DMP), as três do PJSC.

O projeto Ampliando Horizontes foi idealizado em 2020 e será posto em prática este ano, inicialmente em três comarcas piloto, ainda não divulgadas. E tem o aval do Conselho Nacional de Justiça que, recentemente, publicou uma Recomendação que incentiva os Tribunais a atuarem como entidades concedentes da experiência prática nos casos de cumprimento alternativo de cotas.

A nossa iniciativa, comenta a servidora Bianca Maria Sebbem Lima, da CEIJ, vai ao encontro da lei do Sinase que incentiva a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho, e do comando contido no artigo 227 da Constituição Federal, que assegura aos adolescentes e jovens o direito à profissionalização.

Cada adolescente aprendiz terá, no Poder Judiciário, um orientador que irá acompanha-lo diariamente. Este orientador será treinado e terá uma cartilha para guiá-lo a cartilha, inclusive, já está pronta. Com o tempo, o adolescente poderá exercer a atividade com autonomia.




Deputado cobra regulamentação do uso de máscara por crianças Anterior

Deputado cobra regulamentação do uso de máscara por crianças

Secretário Estadual da Saúde cumpre agenda em Brasília Próximo

Secretário Estadual da Saúde cumpre agenda em Brasília

Deixe seu comentário